TV Pop: Não mais no topo dos charts

Saiu no Sunday Times do Reino Unido uma matéria sobre como as bandas promovem material no UK. Confira um trecho em que falam sobre o M5:

Se você nunca viu uma banda parecer entediada, você provavelmente trabalha para se sustentar. Nesse caso, você não viu a peformance do Maroon 5 no programa de entrevistas Loose Women no ITV na semana retrasada, peformando na animação de pensionistas a caminho dos correios.

Hoje em dia, os artistas que tem um album para promover as vezes se deparam com uma escolha aterrorizante – uma aparição matinal no GMTV, com aquele aterrorizante dorminhoco no sofá, ou uma peformance no programa tardio do Paul O’Grady, antes de uma matéria sobre cachorros dançantes.

“Convencer um artista a aparecer num programa desses pode ser uma luta,” admite Steve Morton, que passou sete anos como diretor de mídia na Virgin Records antes de partir para gerenciar bandas incluindo os Hoosiers e o Automatic. “Todo artista quer estar no Later, junto com músicos credíveis, com uma platéia de genuínos compradores de música. O problema começa quando você vende mais de 100.000 álbuns na Inglaterra. Para aumentar, você tem que apelar para pessoas que não são compradores regulares de música – diga-se donas de casa que uma vez ou outra colocam um álbum no carrinho no Tesco. Quando o álbum do Hoosiers ganhou platina, o unico lugar onde eles podiam alcançar um novo público era em shows tipo This Morning e Paul O’Grady. Felizmente, os caras tiveram um bom senso de humor que funciona bem na TV. Isso é raro. Com a maioria dos artistas, você olha para eles e sabe que eles desesperadamente não querem estar ali.”

Outro empresário recorda de horas gastas non último outono para convencer sua premiada banda americana de rock a fazer o circuito de programas de entrevista do UK. “Eles estavam preocupados de que isso afetasse a credibilidade deles,” ele diz. “Eles estavam certos, claro, mas o disco deles atingiu a platina. Eles foram convidados ao Loose Women ou Alan Titchmarsh – tente explicar a roqueiros americanos porque eles deveriam tocar num programa apresentado por um jardineiro de meia-idade. Eles quase toparam o Ant e Dec’s Saturday Night Takeaway. Depois descobriram que a banda da semana anterior teve que se vestir de elfos. No fim das contas, eles não fizeram nada e o álbum parou de vender.”

Leia a matéria completa clicando aqui (em inglês)

Fonte: Sunday Times
Tradução e adaptação: Maroon 5 Brasil

Comentários