James Valentine em entrevista para o MLive.com

James Valentine deu uma entrevista por telefone para o site MLive, onde falou sobre o álbum Hands All Over, Gavin DeGraw e a turnê de verão:

Mount Pleasant – O guitarrista do Maroon 5 James Valentine telefonava de casa, mas este não era o lugar onde sua mente estava no momento.

“Estar em casa é estranho”, admitiu ele, dias antes de lançar a turnê que vai trazer Maroon 5, Train e Gavin DeGraw no domingo para um show ao ar livre em Soaring Eagle e Casino Resort em Mount Pleasant.

“Em turnê, é apenas rotina. Entre isso, a vida fica caótica.”

Este trecho foi desta forma especialmente para o vocalista Adam Levine, que se tornou o primeiro mentor vencedor da competição de canto da TV, “The Voice”. E os fãs tiveram um gostinho do que estava por vir quando o Maroon 5 subiu ao palco, juntando os companheiros de banda a mentora Christina Aguilera em uma performance televisionada de seu novo single, “Moves Like Jagger.”

E as tampas turnê de um ano, que incluiu a gravação com o famoso produtor Mutt Lange em seus estúdios na Suíça, um processo, disse Valentine, que criou o novo álbum “Hands All Over”.

“Mutt Lange é uma pessoa incrível”, disse Valentine. “Ele era sempre o primeiro no estúdio, totalmente focado no que estávamos fazendo e passar longas horas com a gente. Ele tinha uma quantidade enorme de paciência, nos incentivando a experimentar todas as idéias e todas as possibilidades até que tivéssemos grandes canções.

“Era mais do que apertar botões, ele olhava para a obra completa, criando músicas que foram memoráveis.”

Lange tinha abordado Maroon 5 sobre uma possível colaboração, Valentine disse, “e uma vez que ele estava interessado, sabíamos que não tínhamos escolha. Você apenas não pode deixar passar a oportunidade de trabalhar com alguém como Mutt Lange.”

O momento era bom, também, como Maroon 5 enfrentou a tarefa de acompanhamento de uma série de álbuns multi-platina e Grammy Award-winning músicas.

“Foi definitivamente difícil”, admitiu Valentine. “Nós enfrentamos a mesma pressão depois de” Songs About Jane”. Eu amo este novo álbum, mas cada vez que termino um, é o meu favorito.

“Esta foi a primeira vez que saímos da banda para compor com outra pessoa, o que é diferente. Isso foi divertido fazer. Existe algum tipo de evolução, com uma nova abordagem para os blocos básicos de construção, as guitarras funky e vocais de Adam.

“A composição não mudou muito, mas cada vez que entramos no estúdio, é como começar de novo.”

A banda pop-rock da Califórnia que tem suas raízes na escola secundária começou como Kara’s Flowers com Levine, Jesse Carmichael e Mickey Madden. Partindo de sua fase grunge – pense em Nirvana – para uma página arrancada da Beatlemania, a jovem banda assinou com a Warner Brothers e imediatamente saiu no mapa.

Foi em 2001 que Valentine, um nativo de Nebraska, juntou-se ao grupo e, como Maroon 5, a banda assinou na gravadora Octane. Desta vez, um raio atingiu e os hits começaram a subir nas paradas, “She Will Be Loved”, “This Love”, “Misery” e “Makes Me Wonder”.

Assim vieram os elogios, incluindo um Grammy de “Melhor Artista Revelação” em 2005, e “Melhor Performance Pop por um Duo ou Grupo” por “This Love” em 2006 e “Makes Me Wonder”, em 2007.

“Matt Flynn estava tocando bateria para Gavin DeGraw, quando fomos apresentados, e agora isso é um círculo completo, com Gavin abrindo nossos shows na primeira parte da turnê”, disse Valentine.

“Estamos mais relaxados em nosso set ao vivo agora. Enfrentamos tudo e olhamos tudo o que fizemos.”

Então, há alguma verdade nos boatos de que Maroon 5 fez de tudo e não tem mais para onde ir?

Valentine riu.

“Isso partiu de algo que Adam disse sete ou oito anos atrás, talvez depois de três álbuns”, disse ele. “Foi uma citação qualquer, dizendo que tínhamos feito tudo como uma banda.

“Este não é o nosso último, e estamos muito claros sobre isso. Tenho 32 anos, e quando eu tinha 22, eu não poderia pensar ainda estar fazendo isso na minha idade. Mas eu ainda estou por aí, balançando atrás no palco, e enquanto as pessoas vêm nos ver ao vivo, eu vou estar lá, me balançando.

“Essa é a única coisa que eu ouvi das pessoas, que eles estão surpresas ao ouvir os arranjos ao vivo. Nós arrebentamos. Maroon 5 está liberado e esticando.

“E tudo é sobre isso.”

Comentários