James explica a nova dinâmica da banda em ‘V’
James Valentine recentemente concedeu uma entrevista ao The Macomb Daily
MUSIC, onde conta um pouco mais sobre o quinto álbum do Maroon 5, o retorno de Jesse Carmichael, e a nova dinâmica de criação.
Adam Levine parece ter a sua mão cheia com Reality Show (The Voice), atuar (“Begin Again”) e Moda. Mas, o Maroon 5, a banda que foi responsável pela subida para esses outros trabalhos, ainda continua com sua total atenção – ainda que diferente de antes.
“A dinamica da banda mudou muito em geral e nós temos mostrado isso gravando”, disse o guitarrista James Valentine. “Nós costumávamos gastar tanto tempo gravando músicas, porque gravar era como umas pequenas férias da estrada. Mas agora a nossa agenda de show é um pouco mais leve, porque o Adam está fazendo The Voice, enquanto ele está no programa, trabalhamos apenas nas músicas e uma coisa leva a outra.”
Isso foi o que aconteceu entre o álbum de platina “Overexposed” de 2012 e o do ano passado, “V”, quinto álbum da banda, que estreou com o número um da Billboard, após o seu lançamento no dia 29 de Agosto, gerando o Top 10 Hits “Maps”, “Animals” e “Sugar”.
“Nós não paramos de gravar depois que terminamos ‘Overexposed’.” Lembra Valentine. “Em Overexposed nós começamos a trabalhar com produtores e compositores de fora e nós meio que continuamos o processo mesmo depois de ter terminado o álbum, porque criamos um ótimo relacionamento com essas pessoas. A composição e as gravações apenas continuaram e “Maps” é tão parecido com o quinto single de Overexposed, que acabou sendo o primeiro single de “V”.
Formada em 2002, após o fim da banda Kara’s Flowers, Maroon 5 foi um sucesso com a estréia de “Songs About Jane”, um fenômeno que conseguiu cinco vezes o álbum de platina com o Top 5 hit “She Will Be Loved”. Nenhum dos álbuns seguintes estreiou com a posição menor que 2, e a dinâmica criativa realmente mudou – o tecladista oficial Jesse Carmichael teve um hiato de quase três anos e o Maroon 5 teve que ampliar as suas colaborações – Valentine vê que essas mudanças foram para o melhor.
“Eu acho que é uma evolução natural” Disse o guitarrista, que não fazia parte do Kara’s Flowers, mas se juntou a banda logo no início. “Os sons que nós estamos interessados agora, estão vindo de diversos lugares. Não é a maneira que gravamos. É sobre querer fazer parte de um diálogo que está acontecendo no rádio.”
“É meio que ser um produtor agora. Trata-se de experimentar mais elementos eletrônicos e mais batidas e ver onde isso nos leva. Isso é o mais emocionante no momento.”
Em “V”, o Maroon 5 voltou com os parceiros Ryan Tedder, Benny Blanco, Shelback e Max Martin, acrescentando novos associados como The Monsters e The Strangers, Jason Evigan, Sam Martin e Birminghan Groves High School, Mike Posner (em “Sugar”). Sai Furler, candidato ao Grammy, que escreveu “My Heart Is Open” onde Adam canta com Gwen Stefani.
Valentine diz “As pessoas provavelmente não percebem que, para os caras da banda, (Banda da Stefani) No Doubt, foi uma banda muito importante na medida em que foi trabalhando o seu caminho, dos mesmos clubs aqui no Sul da Californica que Kara’s Flowers também tocou, então eles (No Doubt) sempre foram um exemplo do que poderia acontecer também. Então é legal para todos nós, uns fãs sortudos, ter ela no nosso álbum. E adam não calava a boca sobre o quão legal ela é como pessoa. Muitas vezes, quando você conhece o seu ídolo é uma decepcção, mas é o oposto no caso da Gwen.” Outra mudança importante em “V” foi o retorno de Carmichael, sobre o qual Valentine disse que deu um impulso a banda. “Tem sido ótimo tê-lo de volta”, diz Valentine. “Temos tentado passar pra ele todas as mudanças sobre piadas internas, todos os nomes de pessoas que trabalharam com a gente nos últimos dois anos de turnê. Nós estamos bem animados.”
“Sabe, nós estamos em turnê e gravando sempre, que estamos em um constante ciclo em nossas vidas adultas, então o fato dele ter dado um passo para trás por uns dois anos, só prova que ele é o único membro são da banda.”, diz James sobre Carmichael.
Valentine espera que a loucura continue em um ritmo acelerado para o futuro. E enquanto gravar está em segundo plano agora, os compositores do Maroon 5 já tem algumas ideias para a banda quando eles voltarem para o estúdio.
“Eu sei que muito de nossos fãs gostariam de ouvir um novo “Songs About Jane” e eu acho que em algum momento nós vamos voltar e gravar músicas semelhantes” Diz Valentine. “Mas (“V”) não é esse tipo de álbum, mas nós gostamos e gostamos da maneira que fizemos.”