Maroon 5 divulga documentário “VEVEY FOREVER”, com bastidores da produção do Hands All Over

O Maroon 5 resolveu fazer uma surpresa especial para os fãs na tarde deste sábado, 25. A banda publicou, em seu canal no YouTube, a versão digitalizada do documentário “Vevey Forever”, gravado em meados de 2009/2010 durante os bastidores da produção do terceiro álbum da banda “Hands All Over”.

Para a criação do terceiro álbum, o Maroon 5 decidiu passar um temporada em reclusão no apartamento do produtor Mutt Lange, em Vevey, e todo o processo foi documentado por Travis Schneider. No documentário, que foi lançado pela primeira vez em DVD em uma edição limitada do disco, a banda mostra todos os bastidores da gravação do Hands All Over, além de algumas entrevistas sobre a relação com Mutt e também sobre a pressão de fazer um álbum que fosse bem recebido.

O intenso processo de gravação e a parceria com o produtor resultou em um disco com uma sonoridade mais crua e também mais madura da banda, trazendo canções como “Misery”, “Hands All Over” e “Out Of Goodbyes”, parceria com o trio Lady Antebellum. Apesar de ter atingido o #2 no Billboard em sua semana de lançamento, o álbum recebeu críticas mornas e as vendas foram abaixo do esperado comparado com o álbum anterior, o premiado “It Won’t Be Soon Before Long”.

A turnê de divulgação do álbum, por sua vez, foi extremamente bem recebida e foi marcada pela entrada do músico PJ Morton como músico de apoio. A banda também participou de uma turnê conjunta com a banda Train no verão americano.

A salvação aconteceu em 2011, quando o Maroon 5 anunciou “Moves Like Jagger”, a parceria musical com Christina Aguilera que foi um verdadeiro divisor de águas na carreira da banda. Pela primeira vez, a banda trabalhou com compositores externos e trouxe uma produção repleta de sintetizadores, algo completamente diferente do que a banda havia feito até então. A canção, que entrou no relançamento do Hands All Over, foi extremamente bem recebida e se tornou um dos maiores singles do Maroon 5.

No documentário é possível notar o quanto a banda mergulhou no processo de produção do CD. Eles perceberam que, uma vez isolados, eles eram forçados a se focar mais na criação do terceiro disco. Durante todo o processo, Jesse inclusive percebe que situações emocionais que acontecem antes da criação de um álbum da banda costumam determinar os caminhos que o álbum segue, tornando-se um meio de inspiração. Apesar de ficarem durante 2 meses na Suíça, a banda precisou voltar no inverno para finalizar o CD, que como produção final apresentou estilos e sons diferentes, com sonoridade unificada e coesa.

A banda claramente ficou muito envolvida emocionalmente na produção do terceiro disco, o que fica muito evidente nesse documentário tão pessoal. É possível também ver como foi o processo de criação de músicas que marcam o CD, como “Hands All Over”, “Runaway”, “No Curtain Call” e “Out Of Goodbyes”. Ao final, nomes conhecidos aparecem nos créditos da produção, como Sam Farrar e Mr. Mailbox.

Assista ao documentário:

YouTube player

Comentários