Maroon 5 divulga documentário “VEVEY FOREVER”, com bastidores da produção do Hands All Over
O Maroon 5 resolveu fazer uma surpresa especial para os fãs na tarde deste sábado, 25. A banda publicou, em seu canal no YouTube, a versão digitalizada do documentário “Vevey Forever”, gravado em meados de 2009/2010 durante os bastidores da produção do terceiro álbum da banda “Hands All Over”.
Para a criação do terceiro álbum, o Maroon 5 decidiu passar um temporada em reclusão no apartamento do produtor Mutt Lange, em Vevey, e todo o processo foi documentado por Travis Schneider. No documentário, que foi lançado pela primeira vez em DVD em uma edição limitada do disco, a banda mostra todos os bastidores da gravação do Hands All Over, além de algumas entrevistas sobre a relação com Mutt e também sobre a pressão de fazer um álbum que fosse bem recebido.
O intenso processo de gravação e a parceria com o produtor resultou em um disco com uma sonoridade mais crua e também mais madura da banda, trazendo canções como “Misery”, “Hands All Over” e “Out Of Goodbyes”, parceria com o trio Lady Antebellum. Apesar de ter atingido o #2 no Billboard em sua semana de lançamento, o álbum recebeu críticas mornas e as vendas foram abaixo do esperado comparado com o álbum anterior, o premiado “It Won’t Be Soon Before Long”.
A turnê de divulgação do álbum, por sua vez, foi extremamente bem recebida e foi marcada pela entrada do músico PJ Morton como músico de apoio. A banda também participou de uma turnê conjunta com a banda Train no verão americano.
A salvação aconteceu em 2011, quando o Maroon 5 anunciou “Moves Like Jagger”, a parceria musical com Christina Aguilera que foi um verdadeiro divisor de águas na carreira da banda. Pela primeira vez, a banda trabalhou com compositores externos e trouxe uma produção repleta de sintetizadores, algo completamente diferente do que a banda havia feito até então. A canção, que entrou no relançamento do Hands All Over, foi extremamente bem recebida e se tornou um dos maiores singles do Maroon 5.
No documentário é possível notar o quanto a banda mergulhou no processo de produção do CD. Eles perceberam que, uma vez isolados, eles eram forçados a se focar mais na criação do terceiro disco. Durante todo o processo, Jesse inclusive percebe que situações emocionais que acontecem antes da criação de um álbum da banda costumam determinar os caminhos que o álbum segue, tornando-se um meio de inspiração. Apesar de ficarem durante 2 meses na Suíça, a banda precisou voltar no inverno para finalizar o CD, que como produção final apresentou estilos e sons diferentes, com sonoridade unificada e coesa.
A banda claramente ficou muito envolvida emocionalmente na produção do terceiro disco, o que fica muito evidente nesse documentário tão pessoal. É possível também ver como foi o processo de criação de músicas que marcam o CD, como “Hands All Over”, “Runaway”, “No Curtain Call” e “Out Of Goodbyes”. Ao final, nomes conhecidos aparecem nos créditos da produção, como Sam Farrar e Mr. Mailbox.
We thought now was the perfect time to convert this film from DVD to digital for everyone. Previously only released within the Hands All Over deluxe box set of 1,000 copies, here is an in-depth look inside the making of our 2010 record Hands All Over. https://t.co/XAXV8zDB7Q pic.twitter.com/A1GuXnnWpU
— Maroon 5 (@maroon5) April 25, 2020
Assista ao documentário:
